Quem somos


Nossa história

2014

Em meio a uma das primeiras reuniões do Centro Acadêmico, surge o assunto de criar-se um cursinho popular da faculdade. Apesar de tratar-se de uma vontade antiga dos discentes da FDRP, a ideia nunca havia sido levada para frente. Diante disso, um grupo de calouros presentes na reunião decidiu tirar o sonho do papel. Assim surgiu o CPFDRP.
2014 foi um ano marcado por muitos desafios. O projeto teve de ser estruturado desde o seu início, estabelecendo-se uma base principiológica, criando-se o Estatuto, formalizando-se as atividades do cursinho perante a direção da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, e tomando-se mais uma extensa lista de providências essenciais à sedimentação do mesmo. Concluída esta fase, que durou aproximadamente sete meses, o CPFDRP pôde, finalmente, ser colocado em prática. Teve início, então, o “Intensivão 2014”, curso trimestral com o objetivo de preparar alunos para o ENEM 2015. Foi um período de muita superação e aprendizado, com a realização do primeiro processo seletivo de alunos e professores, a primeira escolha de materiais e, principalmente, o primeiro contato real com a expectativa dos alunos. Apesar de todos os obstáculos e da primitividade do projeto, o curso foi muito bem sucedido e o ano foi encerrado com grandes conquistas (à exemplo do tema da redação do ENEM que, assim como em todos os anos que se seguiram, foi abordado com os alunos pelos professores da matéria).

2015

Apesar da experiência de 2014, com a execução do “Intensivão”, em 2015 enfrentou-se o desafio totalmente novo de se estruturar e executar um curso anual. Diversos ajustes tiveram de ser realizados no tocante à estrutura do curso, desde o funcionamento da coordenação até a escolha dos materiais didáticos utilizados. Foi, inclusive, quando estabeleceu-se a parceria com o programa Poliedro Social, a partir do qual cada aluno do curso teve acesso ao material anual da rede de ensino.
Foi um ano absolutamente inovador! Alunos, professores e coordenadores percorreram um trajeto de ensinamento mútuo e, ao longo dos meses, gerou-se um conhecimento de suma importância para a continuação e o aprimoramento do CPFDRP nos anos que se seguiram.

2016

Em 2016, o Cursinho Popular entrou em seu terceiro ano de funcionamento. Após o primeiro ano de extensivo, partimos para organizar nosso novo processo seletivo de alunos, dando especial destaque ao perfil socioeconômico de todos os inscritos.
Pela primeira vez, tivemos uma aula inaugural, que contou com professores da FDRP, aproximando-nos cada vez mais da faculdade e fazendo com que recepcionássemos nossos novos alunos. E, pela terceira vez consecutiva, a nossa equipe de Monitoria de Redação acertou o tema da redação do Enem, tendo abordado a questão da intolerância religiosa durante as aulas.
Também em 2016, nos aproximamos mais dos Cursinhos Populares do campus, tendo como resultado final a realização de uma Feira de Profissões, na qual os alunos e alunas de nossos cursinhos conheceram melhor os cursos oferecidos na USP Ribeirão Preto. Além disso, participamos do I ENCUP (Encontro Nacional dos Cursinhos Universitários Populares), organizado pelo Brasil Cursinhos, a fim de trocarmos experiências e desenvolvermos contato com cursinhos universitários de todo Brasil.